Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Guarapuava

Banner principal 4 Banner principal 1 Banner Principal 2

Previsão do Tempo

Guarapuava-PR Min: ℃ Máx: ℃

Cotações

13

02

2020

Saiba como fica o valor de aposentadoria por invalidez pelo INSS na nova regra

Com as novas regras da reforma da Previdência, aprovada pelo governo Bolsonaro, o cálculo da aposentadoria por invalidez mudou. Agora, passa a se chamar de aposentadoria por incapacidade permanente e isso causou redução nos valores pagos.


Existem duas situações que definem os valores. Se a invalidez não foi causada pelo trabalho, é considerado o tempo de contribuição ao INSS.


Antes, com a regra antiga, era calculado com base nos 80% dos maiores salários de contribuição, desde julho de 1994. Os 20% menores salários eram desconsiderados. Isso melhorava a média e dava um valor de benefício melhor ao aposentado. Agora conta-se com todos os salários desde 1994.


Quando a invalidez é causada pela atividade profissional, não é preciso considerar tempo de contribuição. A aposentadoria será 100% da média salarial. Porém, é preciso ficar esperto: caso o trabalhador tenha uma doença que não seja relacionada com o trabalho, mas ela piora por causa das condições que o funcionário passa, é considerada como doença por atividade profissional.

Fonte: Agência Sindical

Fetraconspar
K13